Polígrafo para caso legal | Penal, criminal, civil, administrativo, desportivo

O polígrafo para caso legal na Angola. Muitas vezes escutamos em conversas entre amigos, afirmações sobre a ilegalidade do polígrafo, que não se pode utilizar em casos legais.
No entanto, a verdade difere bastante de esta ideia. O polígrafo é um instrumento imprescindível num sistema de legal que se quer “justo”. O detector de mentiras como também é conhecido este instrumento pode ser de grande ajuda em casos legais, especialmente em situações nas quais obter provas físicas é difícil.
E casos sem provas físicas são mais comuns do que parece. Especialmente, em casos de crimes contra a costumes como violação, agressão sexual ou violência doméstica, o este parecer técnico pericial pode ser uma solução útil.
Existem diferentes códigos nos quais o teste do polígrafo pode ser utilizado. Não só nos códigos que são produzidos pelo parlamento, mas também por normas que podem ser definidas por associações como por exemplo as federações desportivas, ou entidades comerciais.
O polígrafo para casos legais, penais, criminais

Quando se fala de justiça, muitas vezes o público se refere a casos penais ou criminais. Nestes casos, o ministério público assume o papel de acusador, já que o código penal lhe dá esta autoridade.
Nestes casos, é o estado que é uma das partes e que acusa um indivíduo ou uma entidade.
Normalmente, em casos penais é um ou mais indivíduos que são acusados de um crime e que, portanto, podem querer se defender de estas acusações. Mesmo se o ônus da prova está do lado da acusação, isto não significa que a parte acusada não procure também obter provas para a sua defesa.
Depois, é possível também que as forças da ordem tenham acesso a esta tecnologia e a queiram utilizar no processo de instrução.
Por isso, o teste do polígrafo é uma ferramenta interessante em casos penais, criminais, tanto para a acusação como para a defesa.
O detector de mentiras para casos legais

É verdade que o detector de mentiras em casos legais é algo que muitas pessoas pensam que não tem cabida. No entanto, devemos considerar diferentes aspetos.
Em primeiro lugar que uma pessoa acusada deve ter todo as garantias de poder defender-se, não importa o julgamento que seja. Tanto pode ser um julgamento penal, civil como um julgamento a nível de desporto, administrativo ou mesmo militar.
Também existem casos nos quais não é evidente encontrar provas físicas que possam ser utilizadas. Um instrumento que pode ajudar a obter informação da pessoa culpável de ter cometido um crime, é uma ferramenta que não deve ser descartada. O importante, antes de tudo é de fazer justiça. Se o polígrafo pode ajudar, porquê descartar este instrumento.
Para mais informação sobre a aplicação do teste do polígrafo para casos legais, por favor entrar em contato com Polígrafo Angola.